sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Crianças não entendem nada de ética!

“Como foi seu dia papai?”
“Trabalhoso e com muitos alunos chatos que não prestam atenção em nada de importante...”
“Se um dia você for meu professor não vou ser chata, pai!”
“Eu sei que não, meu doce. E o seu dia? Foi boa a escola?”
“Não fui chata na escola e fiz meu dever bem cedo e agora a mamãe já está me ensinando uma música nova!”
“É mesmo? E vai tocar pra eu ouvir?”
“Só outro dia quando eu já for mais profissional!”
“Ah!”
“Mas tem mais uma coisa legal!”
“O que?”
“Uma coisa que você pode ensinar pros seus alunos, eu acho!”
“Se eles quisessem aprender alguma coisa...”
“Eles vão gostar porque é uma história, pai!”
“E você acha que eu conto histórias nas aulas de filosofia, filha?”
“Pois devia, porque as pessoas gostam de histórias!”
“Você é que gosta!”
“Mas é que essa é fácil de entender! Deixa eu contar que você vai saber!”
“Nossa! Conta logo que eu quero saber, então!”
“É que lembra quando você tava me ensinando aquelas coisas de ética?”
“Lembro sim! Algum professor falou sobre ética na aula?”
“Não, não...”
“Então?”
“É que eu fui na padaria do seu Júlio comprar seis pão que a mãe pediu...”
“Pães!”
“Como?”
“Nada, pode contar...”
“E daí tinha uma criança na minha frente e eu tava esperando...”
“E você não é mais uma criança?”
“Sim pai, mas é que era uma criança mais criança do que eu!”
“Tá... conta!”
“Mas deixa eu contar então!”
“Prossiga...”
“Daí a menininha...”
“A criança era uma menininha também?”
“Siiiiiiim pai! Daí ela pediu quatro pão...”
“Pães!”
“Aff!”
“Conta filha!”
“E daí ela tinha três reais só, que eu vi. E daí deu mais de dois reais os pãos, e a moça deu o troco pra ela, né. Só que daí a menininha pediu se dava pra comprar um brigadeiro daqueles bem grandes que tem lá com as moedas que sobrou, e daí a moça disse que sim!”
“E?”
“E não dava pai! A mãe só deixa eu comprar um brigadeiro por semana porque é três reais! Mas a menininha é muito criança e não sabia, e daí a moça pegou as moedas que era menos de um real e deu o brigadeiro pra ela!”
“E por que eu deveria contar essa história pros meus alunos?”
“Você não falou que ética é fazer a coisa mais certa mesmo quando parece errado?”
“E você achou isso certo?”
“...”
“Não é tão simples, pequena... Imagina só se agora a moça começar a dar brigadeiros pra todas as crianças que não tem dinheiro suficiente?”
“Não sei se ela vai fazer isso pai...”
“Não interessa!”
“Como assim?”
“É que a atitude dela não é certa porque se ela fizer isso todas as vezes que uma criança não tiver dinheiro para comprar um brigadeiro, daqui a pouco não vai mais existir brigadeiro na padaria do seu Júlio! E se toda moça que atende em padarias fizer isso vão se acabar todos os brigadeiros do mundo porque todo mundo que faz brigadeiro vai falir!”
“Mas a menininha ficou feliz e eu não sei se ela vai dar brigadeiro pra todas as crianças porque pra mim ela não deu...”
“Tudo bem... Se você quiser pensar em felicidade, então, você tem que pensar na felicidade de todos os envolvidos!”
“A moça não ficou triste por dar o brigadeiro...”
“Mas e o seu Júlio? A padaria não é dele? Será que ele fica feliz quando tem prejuízo? E será que a mãe da menininha ficou feliz por ela ter comido um brigadeiro? Será que a mãe dela não deu o dinheiro suficiente só para o pão porque era melhor que a menininha não comesse brigadeiro?”
“Como eu vou saber, pai?”
“Viu só! Não é tão simples a ética...”
“Tá...”
“E o que você pensa agora?”
“Sobre o que?”
“Sobre isso que eu te expliquei!”
“Acho difícil...”
“Sobre a moça, filha, você pensa que foi certo ou errado ela dar o brigadeiro?”
“Não sei...”
“Como não sabe?”
“Eu não sei muito bem ética, pai...”
“Mas sobre a atitude da moça, o que você pensa agora?”
“O mesmo de antes...”
“Que foi certa, filha?”
“Que foi bonita, pai...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário